Mensagens

Segmentação

964 views maio 22, 2016 maio 22, 2016 mobilesaude 0

Uma das possibilidades de envio de campanhas é segmentar o seu envio de acordo com o cadastro dos seus contatos. Podemos segmentar com 2 tipos de dados:

  • Segmentação Padrão: a segmentação que é feita a partir dos dados padrão do cadastro do seu contato (Plataforma, Localidade, Sexo e idade);
  • Segmentação customizada: é feita a partir dos Dados Customizados do cadastro dos seus contatos

Dados Customizados, são as informações adicionais que são enviadas no momento da inscrição do seu contato no Mensageria, ou seja, diferentes aplicações dependendo do seu contexto inscrevem diferentes tipos de dados no Mensageria. Exemplos de dados customizados comuns para área de saúde: Plano, Abrangência, Categoria, Seção, Peso, Titular… mas estes dados customizados podem não fazer sentido algum dentro de outro contexto, por isso cada aplicativo tem sua própria configuração de dados customizados.

A segmentação só pode ser utilizada para o envio de Campanhas Tradicionais e Divulgação de Funcionalidade (broadcast).

O que é a segmentação de contatos

Quando aplicamos uma segmentação, a campanha que originalmente iria ser enviada para todos, passa a ser enviada apenas aos contatos que atenderem completamente aos requisitos da segmentação. Com isso podemos criar uma audiência específica para a campanha. Exemplos:

  • Enviar uma campanha apenas para usuários de Android;
  • Enviar uma campanha apenas para clientes de São Paulo-SP;
  • Enviar uma campanha apenas para maiores de 18 anos;
  • Enviar uma campanha apenas para clientes do Plano Empresarial;

Mais informações sobre os Tipos de Dados e os operadores lógicos podem ser lidos no tópico Painel Administrativo > Criar nova campanha tradicional > Segmentação de Envio

 

Como utilizar a segmentação no Painel

Novamente, o tópico Painel Administrativo > Criar nova campanha tradicional > Segmentação de Envio explana muito bem como utilizar a segmentação no painel administrativo

Painel de segmentação de campanha tradicional

Painel de segmentação de campanha tradicional

Como utilizar a segmentação na API

Para segmentar seu envio de campanha, você deve preencher 2 parâmetros:

  • segmentos: representação textual da segmentação com seus valores reais;
  • segmentacao_str_desc: representação textual da segmentação com seus valores descritivos.

A string de segmentação segue a seguinte sintaxe:

< chave > + < operador > + < valor > < separador de segmento >
plano=0001;categoria=2;peso>30;

A string descritiva da segmentação segue a seguinte sintaxe:

< chave > + < operador > + < descrição > < separador de segmento >
plano=PLANO BÁSICO;categoria=Cliente;peso>30
  • < chave >: nome simplificado identificador do segmento;
  • < operador >: o operador lógico que será aplicado a segmentação, o operador aplicado dependo do tipo de dado do segmento:
    • Segmento tipo lista:
      • Igual (=)
      • Diferente (<>)
    • Segmento numérico:
      • Maior (>)
      • Menor (<)
      • Maior ou igual (>=)
      • Menor ou Igual (<=)
      • Diferente (<>)
  • < valor >: o valor a ser aplicado a lógica de segmentação;
  • < descrição >: uma string que descreve o valor utilizado (pode ou não ser igual ao valor) 
  • < separador de segmento >: o separador representa o fim de uma condição, o valor padrão é um ponto e vírgula “;”
     
Campanha enviada via API

Campanha enviada via API utilizando segmentação de Plano e Idade

Com a string de segmentação você pode fazer um envio preciso de sua campanha, valide bem os dados imputados, informar uma chave inexistente ou uma string fora do padrão pode gerar erros e envios indesejáveis.

Para evitar qualquer problema utilize o método “/envio/simular/” para testar sua segmentação;

 

Operador lógico entre segmentos

Um ponto importante, que fecha a lógica aplicada à segmentação é o operador lógico que é aplicado a cada bloco de segmentação (considere o ponto e vírgula sendo essa junção):

  • Todos os segmentos do mesmo tipo serão ligados pelo operador lógico OU. Exemplo:
    “Plano = Familiar” ou “Plano = Empresarial”/
  • Todos os blocos de segmento do mesmo tipo serão ligados pelo operador lógico “E”. Exemplo:
    “Plano = Famliar” ou “Plano = Empresarial”
    e
    “idade > 18”;

Como configurar os dados Customizados da minha aplicação

Primeiramente, se o seu aplicativo é mantido ou foi desenvolvido pela Mobile Sáude você não precisa se preocupar com esta configuração de segmentação. Os dados customizados dependem de 2 etapas distintas:

  • 1ª etapa – cadastrar a segmentação, onde você aponta o tipo de dado e a chave, isso pode ser feito via painel ou através do módulo de segmentação da api;
    Módulo de segmentação da API

    Módulo de segmentação da API

     

  • 2ª Etapa – enviar os dados customizados no momento da inscrição do seu contato através dos campos:
    • seg_chaves: nome dos segmentos, a ordem estipulada neste campo deve ser seguida pelos demais parâmetros
    • seg_vals: valores da segmentação separados por vírgula
    • seg_desc: descrição dos valores da segmentação separados por vírgula;
      Exemplo de inscrição no mensageria que utiliza segmentação de diferentes dado

      Exemplo de inscrição no mensageria que utiliza segmentação de diferentes dado

      Você também pode visualizar os dados customizados de um contato através do painel, onde são listados os valores da segmentação do seu contato.

      Painel para edição de dados customizados de um contato

      Painel para edição de dados customizados de um contato

Se você deseja algum dado customizado que não esteja presente na sua aplicação, ou tem alguma duvida sobre o processo de inscrição e segmentação entre em contato conosco para que nossa equipe configure corretamente sua segmentação e sua inscrição de dados.

Este artigo foi útil?