Gerenciamento de contatos

O que são os contatos e onde gerencia-los

348 views maio 28, 2016 maio 28, 2016 mobilesaude 2

Chamamos de “contato”, todo registro de uma pessoa, telefone ou aparelho inscrito ao Mensageria. Esse contato, pode ou não ter dados pessoais associados a ele, um cadastro completo ou não. O campo chamado “localizador” identifica um usuário e associa todas as suas cópias (falaremos de cópias mais abaixo). Temos um tópico dedicado ao entendimento do campo Localizador sua leitura é obrigatória para o entendimento deste tópico.

Reforçamos que a entidade Contato representa uma pessoa e todas as suas instalações, por exemplo, o contato “Fábio Neves” com o localizador “123456” pode ter diversas cópias do seu contato, uma para o iPhone dele, outra pro Android, outra pro Tablet outra para webe etc. O localizador é responsável por associar todas essas cópias

Os contatos são gerenciados através do Painel Adminitrativo ou da API. Através do painel no menu principal, gerenciamos os contatos através da área “Listas”.  Na API os módulos de “Listas”, “Inscrição”, “Tokens” e “Busca” são utilizados para o gerencimaneto dos contatos.

Neste tópico focaremos sobre o gerenciamento de contatos no Painel Administrativo.

Como um contato é adicionado ao Mensageria?

Chamamos de “Inscrição” o processo de inclusão de um contato no Mensageria, a forma mais como de ser feita essa inscrição é feita através da API, mas também pode ser feita através do painel dentro de uma Lista.
No App, que utiliza a API, o contato é inscrito no Mensageria inicialmente na primeira execução do Aplicativo, futuramente se o usuário fizer o Login no App seus dados pessoais são vinculados à este mesmo contato criado no primeiro acesso. Se o seu App foi criado ou é mantido pela Mobile Saúde essa inscrição sempre é feita e já deve estar configurada.

No painel existem 2 método para adicionar o contato, Adicionar um novo, ou, importar.

Selection_001

Adicionando novo contato pelo painel

 

Formulário de inclusão de novo contato no painel

Formulário de inclusão de novo contato no painel

 

Importar contatos através de arquivo CSV

Importar contatos através de arquivo CSV

 

Como gerenciar os contatos?

O gerenciamento de um contato no painel sempre é feito através de uma lista, podendo ser a lista principal ou qualquer outra lista que contenha os contatos que você deseja gerenciar vinculados. Gerenciar um contato, entende-se as seguintes ações:

  • Inscrever contato;
  • Copiar contato para uma lista (vincular);
  • Mover contato para uma lista (desvincular);
  • Editar dados pessoais;
  • Criar, editar e excluir listas.

Abordaremos cada item desse nos próximos tópicos.

 

 

 

Este artigo foi útil?